O mistério da Monstera 'Burle Marx Flame'

 

 

A misteriosa planta que aparece na foto gerou muitas dúvidas e polêmicas nos últimos anos, especialmente dentro da comunidade de colecionadores e entusiastas das araceae. Mas qual será sua origem?

Acreditamos se tratar de uma mutação da conhecida Monstera Deliciosa, a nossa "Costela de Adão". E logo de início uma afirmação direta? Não seira ela uma nova espécie de monstera ou um híbrido entre duas outras plantas? Vamos analisar os dados e registros disponíveis na sequencia para procurar uma explicação.
 

Os primeiros registros fotográficos dessa planta podem ser encontrados em uma publicação da revista AROIDEANA no ano de 1981,onde o exemplar se encontrava no sítio Roberto Burle Marx localizado no Brasil no  estado do Rio de Janeiro. 

Além desse registro as informações que temos sobre ela são escassas e proveniente das mais diversas fontes possíveis. Escolhi iniciar nosso blog falando dessa planta em específico por ter tido contato direto com alguns antigos produtores que fizeram relatos similares sobre como conseguiram essa planta e com isso deram indícios suficientes para formular uma teoria.  

Dois produtores diferentes e que não se conhecem me apresentaram mudas dessa monstera estranha que teriam surgido em seus sítios, sem que esses tivessem recebido ou plantado nada similar. Interessante ressaltar que o que eles têm em comum é o fato de produzirem Monsteras Deliciosas por sementes que coletavam de plantas adultas e que foram polinizadas naturalmente. 

 

Um deles me disse que sua mãe costumava separar algumas plantas que achava diferente, especialmente aquelas mais estranhas que nasciam naquele mar de plântulas semeadas todas juntas (sendo essa monstera 'burle marx flame' um desses casos). Seu  filho produtor rural seguia o mesmo gosto, e por diversas vezes me disse que apostava naquelas mudas que não se desenvolviam tão rápido quanto as demais. Cultivando com carinho e cuidado especial dessas mutações até ter uma quantidade suficiente para ser comercializada. 

          

Alguns exemplos das plantas por eles selecionadas. 

O outro produtor relatou que em meio a muitas plantas já desenvolvidas percebeu aquela planta mais fina, já mais desenvolvida e com aparência muito diferente das demais. Separou a planta e começou a fazer mudas por meio de cortes dessa mesma mutação, posteriormente denominada 'burle marx flame', planta essa que se tornou uma matriz. Vale lembrar que seu crescimento é mais lento que uma Monstera Deliciosa Tradicional, e para ver uma folha adulta dela requer muita paciência.

 

Acredito muito no que ambos me relataram, mesmo porque são pessoas alheias ao modismo das plantas e distantes das comunidades virtuais.  Outro fator que sustenta essa história é o fato dessas conversas terem surgido antes mesmo da alta demanda que essa planta suscitou na comunidade colecionadora de plantas. 

 

Visitei outros produtores no estado do Rio de Janeiro nos arredores do sítio Burle Marx que também possuíam algumas mudas da planta e estavam fazendo corte para ampliar a produção.  Estes já afirmaram ter adquirido as primeiras mudas delas no passado diretamente no sítio, por meio de trocas ou compras, o que não ocorre mais nos dias atuais. O que também faz muito sentido pois todos da região sabem que as plantas do sítio davam um jeito de "aparecer" fora dos muros da instituição de tempos em tempos.
Vale lembrar que o sítio não possui mais a planta registrada na publicação de 1981, como muitas outras espécies que fizeram parte da coleção e se perderam com o passar do tempo.

 

Tendo reunido essas informações e posteriormente avistado a inflorescência da tal Monstera 'Burle Marx Flame' que se mostrou idêntica à inflorescência da Monstera Deliciosa tradicional, poucas dúvidas me restaram. Acredito ser uma mutação natural da nossa 'Costela de Adão'. 

 

OBS 1 - A Monstera 'Burle Marx Flame' no início foi chamada de Monstera Deliciosa variação 'Sierrana' por muitos colecionadores, especialmente fora do Brasil. Pesquisando um pouco sobre a Monstera deliciosa var. 'Sierrana', temos um registro oficial dela com uma coleta realizada em 1961 no México, conforme as pranchas apresentadas a seguir. Talvez por isso uma das primeiras possibilidades levantadas apontava o México como origem da Flame.
Informação que nunca se confirmou e ainda gera polêmica na comunidade por essa variação também não possuir muitas informações ou mesmo exemplares "oficiais" a serem estudados. Acredito que essa variação tenha uma origem similar a nossa 'flame', mas já é assunto para outro dia.   

 

            

OBS 2 - Um dos produtores afirmou que os frutos da monstera 'Burle Marx Flame' chegaram a produzir sementes, estas após germinadas deram origem a Monsteras Deliciosas comuns, retornando a forma original, fazendo com que a produção de mudas da 'Flame' seja feita exclusivamente por cortes e posteriormente por cultura de tecidos. 

 

Relembrando que as informações aqui apresentadas são frutos de pesquisas, conversas e muita observação das plantas. Coisa de entusiasta mesmo,  curioso dessas coisas da natureza e das histórias ao redor. Fica o registro da origem das plantas que tivemos oportunidade de acompanhar, contribuindo como for possivel para pesquisas atuais e futuras.

 

 

Assista também no youtube

 

 

CONTA GOTA - CASA BOTÂNICA